DAVID DE MENDONÇA PORTES (DAVID THE CAMELOT)
Empresas do Vale março 19, 2019 Nenhum comentário
DAVID DE MENDONÇA PORTES (DAVID THE CAMELOT)
Matéria realizada na edição nº 54 – periodicidade outubro/novembro/2013
Por: José Carlos Reis de Souza
Diretor,editor e jornalista da Revista Empresas do Vale – Negócios & Turismo
David Portes estudou até a antiga sétima série fundamental e trabalhou na lavoura de cana-de-açúcar. Em busca da felicidade veio de Campos dos Goytacazes interior do Rio de Janeiro para a capital. Nos primeiros anos, o sonho de uma vida melhor virou pesadelo, perdeu o emprego e sem dinheiro para pagar o aluguel do barraco na Rocinha foi obrigado a morar na rua com sua mulher (Maria de Fátima Monsores Portes), que na época, estava passando por uma grávidez de risco: sentia muitas dores e precisava de um remédio que custava R$ 12,00. David não perdeu tempo, pediu o dinheiro emprestado ao porteiro de um prédio da Rua Presidente Wilson, e no meio do caminho, em vez de comprar o remédio, optou pela compra de doces. Em menos de uma hora vendeu em um sinalde trânsito todos os doces, dobrando o capital inicial. Com o lucro, comprou o remédio e medicou a esposa. Foi neste momento que percebeu a sua vocação para vender. Ele foi dobrando constantemente o seu capital até montar o seu próprio negócio. Foi em 1986 que investiu em uma barraca de doces no centro do Rio de Janeiro, que funciona até os dias de hoje com serviços diferenciados como: atendimento por telefone; internet as promoções e ações que estimulam a participação da clientela. Com o passar dos anos abriu a empresa “Dmarketing”, agência de comunicação que oferece diversos serviços na área da publicidade e da mídia. No ano de 2000 David foi descoberto pelo empresário e professor Sr. José Carlos Teixeira Moreira do Instituto de Marketing Industrial, que o convidou para dar uma palestra a um grupo formado pelos 180 maiores empresários do Brasil. Depois desta primeira palestra, seu nome ficou vinculado no cenário empresarial. Durante os anos de 2006/2007, recebeu o Prêmio Internacional World Business, como “Palestrante Revelação”, reconhecimento mundial pelo seu trabalho e palestras, ficando designado David Portes – The Camelot. Desde então ele já ministrou mais de 900 palestras em todo o Brasil e países do exterior. Em Março de 2010, David Portes ingressou em uma nova fase na sua carreira de empreendedor; mais especificamente, na área da publicidade promocional. A partir de sua experiência de rua, David resolveu investir em uma nova proposta de marketing cada vez mais disseminada no mercado, a “Publicidade de Guerrilha”, uma tendência comum na Europa e Estados Unidos da América do Norte, de chamar a atenção do público consumidor de um modo não convencional. A Revista Empresas do Vale – Negócios & Turismo, esteve em São Paulo e conversou com David Portes – The Camelot, que nos concedeu uma entrevista bem descontraída.
ENTREVISTA
E.V. -O que te levou, em 1988, a adquirir R$ 12,00 reais que seriam destinados a comprar remédios e no caminho resolveu comprar balas?
David Portes – Na época, éramos moradores de rua: minha esposa, então grávida, estava passando mal e eu peguei R$ 12,00 reais emprestados com um porteiro para comprar os remédios. No caminho tive um estalo. Precisava comprar a medicação e devolver o dinheiro ao porteiro. Ao invés de ir para a farmácia, fui até um depósito da Central do Brasil e comprei diversos doces para vender no sinal de trânsito. Em menos de uma hora eu dobrei meu capital, paguei o porteiro e consegui medicar minha esposa. Voltei ao depósito para comprar doces e revendê-los. Foi assim que comecei meu capital de giro.
E.V. – Após esta investida, o que aconteceu em sua vida?
David Portes – Em menos de um ano, abri uma banca de balas na Central do Brasil, com mais de 300 itens. E um ano depois, começou a aparecer concorrência e as vendas começaram a cair. Foi então que criei um sistema de tele entrega e, posteriormente, uma conta no Hotmail para receber pedidos – um colega que trabalhava no IPEA recebia as mensagens e me repassava.
E.V. – Porque do nome David The Camelot?
David Portes – Apesar de ser meu verdadeiro nome, todo mundo me conhece como ‘David, The Camelot’, apelido que ganhei após fazer palestras em outros países.
E.V. – Qual é a sua postura durante uma palestra?
David Portes – Eu sempre chego com muita alegria, procuro tratar todos com muita gentileza, porque um sorriso verdadeiro abre portas, inclusive carteiras.
E.V. – Por que você escolheu os conceitos ‘Dinâmico’, ‘Diferente’ e ‘Divertido’, como bandeira da agência DMarketing?
David Portes – Achamos que essa colocação, fazendo uma brincadeira com o formato 3D ficaria divertida. O site da agência é em 3D e 2D. No fundo, tem tudo a ver comigo, também sou diferente, divertido e dinâmico. Esse conceito é resultado de uma criação em equipe. Aqui ninguém trabalha sozinho e, é isso que faz toda a diferença.
E.V. – Em suas palestras, o que você procura passar aos presentes?
David Portes – Eu falo para serem ousados e fazer o melhor. Não importa o salário. Aquele que chega ao escritório e fica só pensando no salário do final do mês é um escravo da situação. Essas pessoas nunca vão evoluir. Quando a pessoa mostra seu talento, cresce junto com a empresa, ganha uma promoção etc. A palavra-chave é criatividade.
E.V. – Para finalizar, o que diria aos futuros empreendedores do Brasil?
David Portes – Nunca tenha medo de cometer erros. O pior erro é não tentar. Caiu, levanta, sacode a poeira e vai em frente. Obstáculos, nós teremos sempre. Só saberemos que estamos progredindo quando olharmos para trás e percebermos tudo que passamos. O que digo para eles é ter atitude, sempre.
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