DAVID DE MENDONÇA PORTES (DAVID THE CAMELOT)

Empresas do Vale março 19, 2019 Nenhum comentário

DAVID DE MENDONÇA PORTES (DAVID THE CAMELOT)

DAVID DE MENDONÇA PORTES (DAVID THE CAMELOT)
Matéria realizada na edição nº 54 – periodicidade outubro/novembro/2013
Por: José Carlos Reis de Souza
Diretor,editor e jornalista da Revista Empresas do Vale – Negócios & Turismo

David Portes estudou até a antiga sétima série fundamental e trabalhou na lavoura de cana-de-açúcar. Em busca da felicidade veio de Campos dos Goytacazes interior do Rio de Janeiro para a capital. Nos primeiros anos, o sonho de uma vida melhor virou pesadelo, perdeu o emprego e sem dinheiro para pagar o aluguel do barraco na Rocinha foi obrigado a morar na rua com sua mulher (Maria de Fátima Monsores Portes), que na época, estava passando por uma grávidez de risco: sentia muitas dores e precisava de um remédio que custava R$ 12,00. David não perdeu tempo, pediu o dinheiro emprestado ao porteiro de um prédio da Rua Presidente Wilson, e no meio do caminho, em vez de comprar o remédio, optou pela compra de doces. Em menos de uma hora vendeu em um sinalde trânsito todos os doces, dobrando o capital inicial. Com o lucro, comprou o remédio e medicou a esposa. Foi neste momento que percebeu a sua vocação para vender. Ele foi dobrando constantemente o seu capital até montar o seu próprio negócio. Foi em 1986 que investiu em uma barraca de doces no centro do Rio de Janeiro, que funciona até os dias de hoje com serviços diferenciados como: atendimento por telefone; internet as promoções e ações que estimulam a participação da clientela. Com o passar dos anos abriu a empresa “Dmarketing”, agência de comunicação que oferece diversos serviços na área da publicidade e da mídia. No ano de 2000 David foi descoberto pelo empresário e professor Sr. José Carlos Teixeira Moreira do Instituto de Marketing Industrial, que o convidou para dar uma palestra a um grupo formado pelos 180 maiores empresários do Brasil. Depois desta primeira palestra, seu nome ficou vinculado no cenário empresarial. Durante os anos de 2006/2007, recebeu o Prêmio Internacional World Business, como “Palestrante Revelação”, reconhecimento mundial pelo seu trabalho e palestras, ficando designado David Portes – The Camelot. Desde então ele já ministrou mais de 900 palestras em todo o Brasil e países do exterior. Em Março de 2010, David Portes ingressou em uma nova fase na sua carreira de empreendedor; mais especificamente, na área da publicidade promocional. A partir de sua experiência de rua, David resolveu investir em uma nova proposta de marketing cada vez mais disseminada no mercado, a “Publicidade de Guerrilha”, uma tendência comum na Europa e Estados Unidos da América do Norte, de chamar a atenção do público consumidor de um modo não convencional. A Revista Empresas do Vale – Negócios & Turismo, esteve em São Paulo e conversou com David Portes – The Camelot, que nos concedeu uma entrevista bem descontraída.
ENTREVISTA
E.V. -O que te levou, em 1988, a adquirir R$ 12,00 reais que seriam destinados a comprar remédios e no caminho resolveu comprar balas?
David Portes – Na época, éramos moradores de rua: minha esposa, então grávida, estava passando mal e eu peguei R$ 12,00 reais emprestados com um porteiro para comprar os remédios. No caminho tive um estalo. Precisava comprar a medicação e devolver o dinheiro ao porteiro. Ao invés de ir para a farmácia, fui até um depósito da Central do Brasil e comprei diversos doces para vender no sinal de trânsito. Em menos de uma hora eu dobrei meu capital, paguei o porteiro e consegui medicar minha esposa. Voltei ao depósito para comprar doces e revendê-los. Foi assim que comecei meu capital de giro.
E.V. – Após esta investida, o que aconteceu em sua vida?
David Portes – Em menos de um ano, abri uma banca de balas na Central do Brasil, com mais de 300 itens. E um ano depois, começou a aparecer concorrência e as vendas começaram a cair. Foi então que criei um sistema de tele entrega e, posteriormente, uma conta no Hotmail para receber pedidos – um colega que trabalhava no IPEA recebia as mensagens e me repassava.
E.V. – Porque do nome David The Camelot?
David Portes – Apesar de ser meu verdadeiro nome, todo mundo me conhece como ‘David, The Camelot’, apelido que ganhei após fazer palestras em outros países.
E.V. – Qual é a sua postura durante uma palestra?
David Portes – Eu sempre chego com muita alegria, procuro tratar todos com muita gentileza, porque um sorriso verdadeiro abre portas, inclusive carteiras.
E.V. – Por que você escolheu os conceitos ‘Dinâmico’, ‘Diferente’ e ‘Divertido’, como bandeira da agência DMarketing?
David Portes – Achamos que essa colocação, fazendo uma brincadeira com o formato 3D ficaria divertida. O site da agência é em 3D e 2D. No fundo, tem tudo a ver comigo, também sou diferente, divertido e dinâmico. Esse conceito é resultado de uma criação em equipe. Aqui ninguém trabalha sozinho e, é isso que faz toda a diferença.
E.V. – Em suas palestras, o que você procura passar aos presentes?
David Portes – Eu falo para serem ousados e fazer o melhor. Não importa o salário. Aquele que chega ao escritório e fica só pensando no salário do final do mês é um escravo da situação. Essas pessoas nunca vão evoluir. Quando a pessoa mostra seu talento, cresce junto com a empresa, ganha uma promoção etc. A palavra-chave é criatividade.
E.V. – Para finalizar, o que diria aos futuros empreendedores do Brasil?
David Portes – Nunca tenha medo de cometer erros. O pior erro é não tentar. Caiu, levanta, sacode a poeira e vai em frente. Obstáculos, nós teremos sempre. Só saberemos que estamos progredindo quando olharmos para trás e percebermos tudo que passamos. O que digo para eles é ter atitude, sempre.

Categorias : Matéria
Tags :