36ª Festa da Uva e 7ª Expo Vinho de Jundiaí
Empresas do Vale fevereiro 5, 2019 Nenhum comentário
36ª FESTA DA UVA E 7ª EXPO VINHOS DE JUNDIAÍ
Por: José Carlos Reis de Souza
Diretor, editor e jornalista da Revista Empresas do Vale – Negócios & Turismo
A Revista Empresas do Vale – Negócios & Turismo esteve presente à 36ª Festa da Uva e 7ª Expo Vinhos de Jundiaí promovida pela Prefeitura e Associação Agrícola de Jundiaí. A organização ficou sob o comando das: Unidade de Gestão de Agronegócios, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e Cultura (UGAAT). Durante nossa permanência, conversamos com Marcela Moro (diretora do Departamento de Turismo de Jundiaí-SP), Eduardo José da Silveira Alvarez (Gestor de Agronegócio e Turismo) e alguns proprietários de vinícolas.
Durante nossa visita à “Festa da Uva”, encontramos em múltiplos estandes, vinhos de diversas vinícolas e adegas, salada de frutas, massas, entre outros. Uma das atrações interessantes é a oportunidade do visitante poder participar e reviver a “Pisa da Uva”, uma das mais antigas tradições da vitivinicultura milenar que sobrevive até hoje, não apenas como brincadeira dos festivais, mas como método de maceração preferido por alguns produtores. O visitante tem a oportunidade de macerar uvas com os pés em tonéis de carvalho e produzir vinho ao som das músicas italianas do “Grupo Folklorístico Stella Bianca”. A estrutura do evento está aportada por uma equipe disponibilizando atendimento diferenciado ao público.
MARCELA MORO – Diretora do Departamento de Turismo de Jundiaí articulou: É o nosso maior evento aguardado por todos nós do poder público, principalmente pelo setor turístico, das nossas comunidades, dos nossos bairros, onde todos acabam se envolvendo, além dos produtores de frutas. Esperamos receber durante a 36ª Festa da Uva e a 7ª Expo Vinhos de Jundiaí, em torno de 170 mil pessoas. Por ser um evento aberto e gratuito, a nossa proposta é gerar experiência turística para que o visitante possa entrar em contato com a nossa história, a cultura italiana, conhecer a história da uva e do nosso vinho. Na cidade de Jundiaí estamos com 21 vinícolas em funcionamento que compõem a rota do vinho, abertas ao público praticamente todos os dias, porém, estão participando do evento apenas 13 vinícolas apresentando seus produtos e proporcionando degustações. A nossa gastronomia é bastante diversificada e, neste evento temos a representação gastronômica de praticamente todos os bairros da cidade e, são mais de 80 pratos, sendo um dos principais atrativos. Temos à disposição dos visitantes, mais de 400 restaurantes, sendo que muitos deles são turísticos. Temos à disposição do visitante seis rotas turísticas: Rota do Vinho; Rota da Uva; Rota do Castanho; Rota da Terra Nova: um lugar super agradável com trilha ecológica, orquidários, produtos artesanais, geleias, conservas, embutidos, cafés, almoço feito no fogão à lenha e opção para passeio a cavalo. A “Rota da Cultura Italiana” que está localizada na outra ponta da cidade, sempre unificando gastronomia, vinho e muita história. Inclusive, foi onde nasceu a uva “Niágara Rosada”, que deu origem a nossa “Festa da Uva”. E a nossa “Rota Histórica”, que conta a história através do patrimônio.
EDUARDO JOSÉ DA SILVEIRA ALVAREZ – (GESTOR DE AGRONEGÓCIO E TURISMO DE JUNDIAÍ).
Conversando com Eduardo José da Silveira Alvarez ficamos conhecendo um pouco sobre a 36ª Festa da Uva e 7ª Expo de Vinho de Jundiaí. Segundo Eduardo: Durante a festa, estará à disposição dos visitantes, um trenzinho (Expresso da Alegria) transportado por um Jeep Wullys com capacidade para 20 pessoas, com embarque na “Estação Alegria” localizado no Parque Comendador Carbonari, com duração de 1:30h: com parada para visitação na região central pelas vias que compõem a “Rota Turística do Centro Histórico”, um projeto lançado pela Prefeitura em agosto de 2017. O evento vai ter um workshop gastronômico com o tema da culinária colombiana, sob o comando do chef Jair Abreu Rojas, diretor dos “Cozinheiros Sem Fronteiras”, ensinando aos presentes, como preparar um porco agridoce, um prato típico da Colômbia. A “Pisa da Uva”, em que os visitantes têm a oportunidade de macerar uvas em um tonel de carvalho ao som do “Grupo Folklorístico Stella Bianca”, apresentações com o “Corpo de Baile Danzaria” e da “Cia. Jovem de Danças de Jundiaí”, Além de shows musicais.
SOLANGE SGARIONI – EMPRESÁRIA E PROPRIETÁRIA DA VINÍCOLA BERALDO DI CALE.
A “Beraldo Di Cale” é uma vinícola tradicional de nossa cidade, meu avô Beraldo Paolini, nascido em Cittaducale, uma comunidade da Itália, chegou ao Brasil com seus pais no ano de 1905, trazendo na bagagem o gosto pelo vinho e pelo cultivo das vinhas. Em 1927 Beraldo Paolini adquiriu um sitio para fazer a vida e criar raízes. A tradição continuou e criamos a “Adega Beralo Di Cale”, uma homenagem ao avô.
EVANDRO MARQUESIN – EMPRESÁRIO E PROPRIETÁRIO DA ADEGA MARQUESIN.
Nós produzimos vinho desde a época em que o meu bisavô comprou o sitio para o cultivo das vinhas e produção de vinho caseiro para consumo da família. Com o passar dos anos, o sitio foi passando para os herdeiros. Em 2000 meu pai abriu uma lojinha para começar a comercializar a produção de vinho. Em seguida nós entramos para a cooperativa agrícola e começamos a comercializar nosso vinho. Porém, devido ao nosso plantio de vinha ser pequeno e não conseguir atender à demanda do mercado, o que nos obriga a comprar mais uvas de outros produtores. Nossa produção de vinha é: niagara (branca e rosada); pilar moscato; isabel; corvina; e IAC 138-22 ‘Máximo”.
Atualmente, nossa produção está em torno de 86 a 90 mil garrafas/ano e, produzimos vários tipos de vinhos: Cabernet Sauvignon; Merlot Tannat; Moscato; Demi-sec tinto seco/suave; Bordô seco/suave; Branco licoroso/seco. Atualmente estamos focados para o turismo, mantendo uma programação com datas fixadas, onde proporcionamos o “Tour do Vinho” sempre a partir das 14:00 horas e duração de aproximadamente duas horas, percorrendo as parreiras sempre acompanhados por um enólogo a bordo de um trenzinho para conhecer a história da propriedade, a importância e cuidados com a produção de uvas em solo brasileiro e, o quanto é determinante um equilíbrio de clima, terra e cuidados. No término, todos participam de uma degustação de vinhos e espumantes com salgados. Temos acessórios personalizados como: saca-rolhas, tampa aeradora e tampa para espumante.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. campos obrigatórios estão marcados * *