42ª ABAV – EXPO INTERNACIONAL DE TURISMO

Empresas do Vale maio 2, 2019 Nenhum comentário

42ª ABAV – EXPO INTERNACIONAL DE TURISMO

42ª ABAV – EXPO INTERNACIONAL DE TURISMO
Matéria realiza na edição nº 60, periodicidade outubro / novembro / 2014

Por: José Carlos Reis de Souza
Diretor, editor e jornalista da Revista Empresas do Vale – Negócios & Turismo 

O Teatro Renault, localizado na região central de São Paulo foi palco da abertura oficial da 42ª ABAV Expo Internacional de Turismo. O encontro reuniu autoridades que representam o setor em seus variados seguimentos.  A mesa composta pelo presidente da ABAV Nacional Antonio Azevedo e 15 autoridades, dentre eles: Vinicius Lages (Ministro do Turismo), Márcio Favilla (Dir. Executivo da Organização Mundial do Turismo), Cláudio Magnavita (Sec. de Estado do Rio de Janeiro), Senador Cyro Miranda Gifford Junior (Pres. da Comissão, Cultura e Esporte), Oreni Braga (Sec. Estadual de Turismo do Amazonas), Alexandre Sampaio (Pres. do Conselho de Turismo da Conf. Nac. do Com. de Bens, Serviços e Turismo), Denis Pietton (Embaixador da França no Brasil), Pedro Galvão (Sec. Estadual de Turismo da Bahia), Valter Luiz de Carvalho Ferreira (Pres. substituto da EMBRATUR), Wilson Poit (Sec. de Turismo de São Paulo e presidente da SPTuris), dentre outros. Durante o evento foram homenageados os ex-presidentes da ABAV- Nacional com placas comemorativas alusivas aos 60 anos. A cerimônia de abertura terminou com um show de Carlinhos de Jesus e sua banda.

 

DEPOIMENTOS

 

ANTONIO AZEVEDO (PRESIDENTE DA ABAV-SP)

Azevedo ressaltou a importância do agente de viagens na cadeia produtiva do turismo, comemorou a aprovação da Lei 12.974 que reconhece e regulamenta a atividade dos agentes de viagens. Falou que essa luta teve início em 2001 quando o presidente da ABAV era Goiaci Guimarães e ele seu vice. E que os procedimento e ações necessárias levaram apenas 13 anos, que coincidiu com o seu mandato à frente da ABAV. Agradeceu o apoio de alguns parlamentares nessa conquista. Discordou da decisão do governo de autorizar compra de passagens por órgãos públicos diretamente de companhias aéreas, dizendo que essa medida é esdrúxula e, que está lutando contra esse absurdo, com especial envolvimento da ABAV-DF para suspender essa decisão equivocada.

 

VINICIUS LAGES

O Ministro do Turismo Vinicius Lages, destacou a importância da Feira da ABAV como evento de negócios e relacionamento. Comemorou o início da comercialização de produtos no fim de semana de abertura para o público. São 26 Estados e um Distrito Federal mostrando seus atrativos aos visitantes. Articulou o país como o quarto maior mercado de aviação doméstica, e advertiu, destacando a necessidade de melhor infraestrutura de aeroportos, portos e telecomunicações. Articulou que o MTur vem trabalhando para reformular a maneira de promover o destino Brasil, de conhecer o mercado, o turista e os destinos.

 

ALEXANDRE SAMPAIO

O Presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, reafirmou o apoio do Sistema CNC – SESC e SENAC aos eventos do setor, e politica de incentivo que terá continuidade em 2015. E que o Turismo tende a ocupar o seu devido lugar na economia nacional, por meio da sua transversalidade. Ressaltou também a importância econômica das atividades do turismo na geração de emprego, renda e divisas para o País. E, que é uma prioridade da Confederação apoiar o crescimento das atividades do setor, defendendo as demandas do empresariado, investindo na qualificação de profissionais e formando novos públicos.

 

CYRO MIRANDA GIFFORD JUNIOR

O Presidente da Comissão, Cultura e Esporte ressaltou a importância da expansão do mercado doméstico de viagens em conformidade com a política adotada pelo MTur, e como relator da Comissão de Orçamento, se propôs a discutir a possibilidade de ampliar a dotação orçamentária para o ano de 2015.

 

MÁRCIO FAVILLA

A campanha “Partiu Brasil” foi bem recebida por Marcio Favilla, representante da OMT, que destacou a necessidade de estímulo ao turismo doméstico, definindo-o como base para o crescimento do turismo internacional.

 

CLAUDIO MAGNAVITA

O Sec. de Turismo do Rio de Janeiro falou que o evento ABAV é fundamental para o crescimento e para a história do Brasil. E, a consolidação como palco para a realização de negócios a partir da presença de espaços como a Ilha Corporativa Abracorp e o 42º Encontro Comercial Braztoa – a posicionam como um evento decisivo na história do turismo nacional.

 

 

 

 

 

Categorias : Matéria
Tags :