ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BANANAL (SP)
Empresas do Vale dezembro 27, 2019 Nenhum comentário
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BANANAL (SP)
Matéria publicada na edição 81, periodicidade: abril / maio / 2018
Pelo: jornalista José Carlos Reis de Souza
Diretor e editor da Revista Empresas do Vale – Negócios & Turismo.
A bela estação ferroviária de Bananl (MG), com 335 m² de área útil, é uma edificação conseguida com a licença imperial através da iniciativa privada dos ricos cafeicultores. Construída em 1888 e Inaugurada no dia 1° de janeiro de 1889. A fabricante belga vendeu e montou o projeto da estação, sendo este, o único exemplar montado no continente americano. Sua negociação foi através de escambo (troca de mercadorias) de sacas de Café sem benefício (café na casca). Negociação realizada pelos grandes fazendeiros do município. Sua estrutura contém mais de duas mil placas de aço polido e todas parafusadas no local, inclusive o telhado. Possui dois pavimentos com: janelas, portas e piso em pinho de riga. Com a queda do Café e a libertação dos escravos em 1891, os proprietários da ferrovia, vende para o empresário Domingos Moitinho. Para pagamento da mão de obra da ferrovia o Sr. Domingos Moitinho manda cunhar moedas, que seriam usadas para compras realizadas por seus funcionários em seu próprio armazém. Mas logo as moedas começaram a circular com valores aceitas pelo comércio local. Contam os fatos literários que “Bananal era tão importante que possuía até moeda própria”. Em 1918 foi encampada por decreto e incorporada a Central do Brasil. O ramal de Bananal permaneceu em atividade até o ano de 1964, quando foi desativada, ficando fechada e posteriormente foi utilizada como: agência do correios, rodoviária, casa do artesão, departamento de arquitetura e atualmente está fechada. A estação foi tombada em 1969 pelo Condephaat – Patrimônio Histórico e Pertence aos Correios. Ao lado da antiga estação, está desde 1990 a majestosa locomotiva Baldwin “Tereza Cristina”, que pertenceu a este ramal ferroviário, uma doação do Governo do Estado de São Paulo na década de 1990 para o Município, com referência à história da ferrovia, entretanto ela serve apenas para composição de cenário, atrativo turístico.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. campos obrigatórios estão marcados * *