Entrevista com Babi Xavier

Empresas do Vale novembro 27, 2018 Nenhum comentário

Entrevista com Babi Xavier

Entrevista com Babi Xavier

Por: José Carlos Reis de Souza

Diretor, editor e jornalista da Revista Empresas do Vale – Negócios & Turismo

 Ana Bárbara da Fontoura  Xavier, mais conhecida como “Babi Xavier”, nascida em Niterói no dia 06/07/1974,  é apresentadora; atriz; modelo; cantora e escritora. Na juventude principiou a vender cosméticos para as amigas e dar aulas de inglês para crianças. Aos 14 anos já fazia parte do elenco de apoio do programa “Milk Shake” apresentado por Angélica na extinta Rede Manchete. Cursou Letras na UFF – Universidade Federal Fluminense e estudou teatro no Diretório Central dos Estudantes com a atriz Françoise Forton e o diretor Delson Antunes. Trabalhou como modelo no Rio de Janeiro e São Paulo, participou de comerciais, desfiles de moda e clips  musicais. Cursou interpretação para TV nas escolas Studio Escola de Atores, Oficina de Atores da Globo, Artes Cênicas, Casa da Gávea e Casa das Artes. Sua estréia na TV foi em 1996 na Band, na novela “Perdidos de Amor”. Em 1997 atuou na novela “Por Amor”, na Rede Globo. Um ano depois foi escolhida para apresentar o telejornal “Sintonia Fina”, onde aprendeu o oficio de apresentadora e resgatou seu apelido de infância, “Babi”. No ano seguinte agregou o seu trabalho de apresentadora da MTV Brasil, onde teve destaque com o programa “MTV Erótica”. Em 2000 mudou-se para São Paulo para comandar no SBT o “Programa Livre”, especiais para a Disney, nos parques de Orlando, Florida e para o Teletron e Reality Show Ilha da Sedução, onde permaneceu até o final de 2001. Em 2002 lançou o livro “E aí, Um Papo Aberto Entre A Gente” e, neste mesmo ano lançou o CD, “Babi – Do Jeito Que Eu Quero”. Em setembro de 2003, foi capa da revista Playboy. Babi fez a sua estréia no cinema em 2004, participando do longa-metragem “Korda”, de Marcus Andrade e, no curta-metragem “Corrompendo Paulo”, de Patrícia Freitas e Thiago Morena. Em 2005 foi ser apresentadora do telejornal Sintonia SKY. Neste mesmo ano faz parte do elenco da novela “Bang Bang”  na Globo.  Em 2006, babi participa da “Dança dos Famosos” no programa Domingão do Faustão. Em novembro é contratada pela Rede Record, atuando na novela “Vidas Opostas”. Em 2008, participou da novela “Os Mutantes – Caminhos do Coração”. Em 2009 participou do reality show “A Fazenda” na Rede Record. Em 2010, Babi Xavier foi a Official Hostess do Red Carpet do LABRFF – Los Angeles Brazilian Film Festival – e teve um de seus filmes, The Meeting,de Roberto Jabour, exibido, concorrendo na categoria de melhor curtametragem falado em inglês. Atualmente é contratada da Rede Record.

Entrevista

Posso dizer ao nosso eleitor, que fiquei surpreso pela simpatia e tranquilidade com que a nossa entrevistada nos recebeu para um bom papo.

E.V. – Nossa primeira pergunta é, saber como foi que você começou a sua carreira?

Babi – Desde os meus 14 anos eu já adorava a desfilar na cidade e fotografar, sou de Niterói e comecei indo a alguns ensaios. Porém minha mãe só deixou eu correr atraz de alguma coisa mais efetiva, depois que eu entrasse para a faculdade e, ai demorou um pouquinho mais. Só com 19 anos foi que eu comecei realmente a modelar no Rio de Janeiro com grandes agencias. De lá para cá, uma coisa puxou outra, como tinha feito o curso de teatro acabei aproveitando muito nos desfiles. Depois você vai fazendo televisão, trabalhando com produtores de elencos de comerciais, trabalhos para emissoras etc. Ai aconteceu de tudo, você vai galgando fui fazer novelas, tive um flerte muito bom com o cinema nacional que está ai para virar a indústria, que nós queremos que vire. Tornei-me apresentadora e trabalhei durante oito anos na TV SKY, MTV Brasil e SBT. Então, no que eu tenho de faculdade, mestrado e doutorado é como apresentadora de televisão. Novelas foram poucas, apenas cinco e teatro profissional eu nunca participei, mas acho que ainda terá uma hora certa para fazer isso. Com relação a cinema nacional, acabei de vir de Los Angeles onde apresentamos a 4ª edição do Los Angeles Brazilian Film Festival, é o Labrff e está em todas as redes sociais e, este ano tivemos uma cobertura muito boa da imprensa (internet e mídia impressa). Espero que no próximo ano tenhamos mais ainda, porque os filmes selecionados são maravilhoso   e, é legal ver que o Brasil tem um nível para fazer cinema, uma qualidade absurda, é preciso investimento, porque não dá para fazer um sem o outro.

E.V. – Eu estive em Brasilia e encontrei com o global Othon Bastos, um cara fantástico. Aproveitei o momento e fiz uma entrevista fantástica, passei a conhecer um outro trabalho dele, uma mostra no Centro Cultural Banco do Brasil de 13 filmes, com o tema “Filmes de Ohton Bastos. Como você vê o Othon Bastos?

Babi – Então, é maravilhoso você ter essa possibilidade de estar no momento e hora certa quando as coisas podem acontercer. E o Othon Bastos é um ator que vem de uma geração em que fazer cinema era ter garra, amor e pouco recurso financeiro. Hoje com a visão mais globalizada e muitos recursos tecnológicos, a gente almeja ter a mesma linguagem para que possamos alcançar mercados internacionais, por isso os festivais de Los Angeles. Hoje é interessante, o Brasil está na moda e, tomara que continue com economia aquecendo e melhorando. E você consegue ainda ficar no centro das atenções, e o Brasil está, acho que é a oportunidade da gente apreender com o que foi feito desde os anos 60 a 80. Depois tivemos uma parada de 16 anos do cinema nacional e que se retomou em 94, mas ainda temos que celebrar o futuro e,  que o Othon Bastos faça mais filme.

E.V. – Qual foi a sua primeira novela na TV Globo?

Babi – Na Globo a minha primeira participação em novela foi “Por Amor” do autor Manoel Carlos em 1997 e foi o máximo. Eu tive a oportunidade de ter um papel pequeno, que cabia para mim, que era para começar e me senti muito feliz e avontade de contracenar com Regina Duarte, Antunes Fagundes Vera Holtz, Ângela Vieira, Cassia Kiss, Suzana Vieira. Era uma coisa doida, ao mesmo tempo em que fazia oficina de atores da Globo de manhã, a tarde eu estava gravando com os medalhões. Foi uma fase muito legal.

E.V. – Quais são as suas perspectivas para o futuro?

Babi – A gente fala o tempo todo sobre o futuro, quero casar, ser mãe, e fazer cinema. Eu já fiz muitas coisas; cursei teatro amador para me formar, depois modelei durante quatro anos, em seguida fui fazer novelas, apresentar programas, fazer campanhas publicitárias, editei um livro em 2002 para jovens chamado “E aí, Papo aberto entre a gente” e, atualmente me dedico a musica fazendo Pop Show com o instrumentista  Leonel Villar, um trabalho novo e tímido. Sou feliz com o meu trabalho, mas tem muitas coisas para serem feitas, porque estão mudando o perfíl e a forma de se fazer as novas mídias que tem metodos de contar histórias das mais variadas, o cinema e o video-clip  entra nisso.  Após todos esses anos, estou de férias da TV Record, e dicidi voltar a estudar novamente, isto, porque eu já havia feito um ano e meio de Letras e na época ao mesmo tempo entrei em um ritimo de trabalho intenso que não deu para completar os estudos. Atualmente estou cursando jornalismo, é muito legal. Estou tendo aulas de marketing e me surpreendendo com as aulas de fundamentos da economia, onde você começa a conhecer o seu país mais a fundo e te coloca dentro do contexto,  e você começa a participar.

E.V. – Para finalizar o nosso bate-papo, dentro da TV Record, você terá um papel em alguma novela próxima?

Babi – Eu não sei, mais vou abrir e ser franca com você, não tenho o porque de fazer genero, o público não quer isso. Eu já trabalho com a TV Record à cinco anos e tenho apenas duas novelas com eles, apostei em um produto deles chamado “A Fazenda”, uma forma de vender o primeiro momento desse produto e, vesti a camisa ficando 15 dias, onde a odisséia foi uma locura. Enfim, fiz parte de acreditar nesse produto. Desde lá estou de férias e, meu contrato termina em setembro de 2011. O que vai acontecer, eu não sei te dizer, mas eu não sou muito de  ficar ligada em fazer planos, se renovar, que lindo, vamos embora, porque está na hora de entrar com uma coisa nova e, senão, que eu esteja preparada para o novo, o que vem por ai, e ai vocês vão saber junto comigo.

Categorias : Entrevistas
Tags :