HUMAN BODIES – MARAVILHAS DO CORPO HUMANO
Empresas do Vale maio 2, 2019 Nenhum comentário
HUMAN BODIES – MARAVILHAS DO CORPO HUMANO (SP)
Matéria realizada na edição nº 60 periodicidade: outubro / novembro / 2014
Por: José Carlos Reis de Souza
Diretor, editor e jornalista da Revista Empresas do Vale – Negócios & Turismo
O Método “plastinação” técnica desenvolvida em 1971 pelo médico alemão Dr. Gunther Von Hagens e exposta na Europa pela primeira vez em 1977. É um processo pelo qual os espécimes são dissecados e submergidos em acetona para extrair todos os líquidos corporais. Depois é colocado em um banho de polímero de silicone. Em seguida para uma câmara a vácuo que substitui a acetona pelo polímero até o nível celular mais profundo. Ao endurecer, a substância deixa o corpo em estado de preservação permanente, com duração infinita. O processo de “plastinação” de um corpo inteiro chega há demorar um ano, e o de um pequeno órgão leva uma semana. Apenas em 2007 o material resultante da técnica ficou disponível para o público, promovendo uma oportunidade única para o aprendizado através do visual. Esta técnica evita-se o uso de soluções conservantes tóxicas e de odor desagradável como o formaldeído, bem como eleva a durabilidade das peças, característica útil para as atividades de pesquisa, ensino e expositivas em anatomia. Os Corpos Humanos reais são preservados para fins educativos. Neste acervo, estão expostos nove corpos, alguns em posições esportivas de uma forma dinâmica e tridimensional, e 150 exemplares de órgãos verdadeiros, que ajudarão a conhecer a fundo a estrutura de cada sistema, um mergulho por pele e ossos, dos pés à cabeça. Além de permitir ver e entender doenças como câncer de mama, artrite, lesões a órgãos causados por obesidade e tabagismo. A mostra proporciona um entendimento único dos sistemas e funções do nosso corpo, de maneira prática e objetiva. Tudo o que se estuda sobre a necessidade de alimentação saudável, exercícios físicos e outros procedimentos visando qualidade de vida estão ali, bem diante de nossos olhos.
A exposição é uma excelente oportunidade de conhecer os detalhes do corpo humano:
– Movimentamos 72 músculos para pronunciar uma só silaba.
– Até os 70 anos de idade, um coração bate aproximadamente 2,5 bilhões de vezes.
– O esqueleto de um adulto tem menos ossos que de uma criança.
– Quilômetros de vasos sanguíneos transportam nosso sangue.
– A superfície da língua é diferente de pessoa para pessoa.
– 75% do corpo é água.
ENTREVISTA COM SUDERLAN OLIVEIRA
Gerente nacional do HumanBodies – Maravilhas do Corpo Humano
E.V. – Como foi criada a técnica para chegar ao ponto da perfeição em manter os corpos em perfeito estado de conservação?
SUDERLAN – É um prazer apresentar uma das exposições magnifica, com mais de 20 milhões de visitas em todo o mundo. Com relação à técnica, o médico alemão Dr. Gunther Von Hagens tinha o intuito de mostrar uma forma de preservar o corpo com uma maior durabilidade, e assim, não acarretar o que ocorre nos laboratórios de hoje em dia, onde as peças se degradam muito fácil. Essa técnica foi desenvolvida em 1971 e 1977 ele expôs pela primeira vez na Europa, ocasionando um “bummm” mundial em decorrente da demanda de público. A partir dai, existem 23 exposições itinerantes e três fixas. Ou seja, ela tomou conta do mundo.
E.V. – Qual é a técnica usada para manter os corpos e peças em perfeito estado de conservação, e sem odor?
SUDERLAN – É uma técnica inovadora, chamada de plastinação, que consiste na desidratação do corpo após ser dissecado. Em seguida é dado um banho de polímero de silicone, uma espécie de um plástico líquido, que vai conservar a peça dando a ela uma durabilidade por um longo período. Para que esse produto possa penetrar nos poros mais profundos, ele é colocado em uma câmara a vácuo, chegando ao resultado que todos podem apreciar durante a visita.
E.V. – Todos os corpos exposto expostos são doados?
SUDERLAN – Todos os corpos para serem expostos têm que serem doados, nesta exposição, todos os corpos é de pessoas chinesas, pois a constituição da China permite a doação do corpo, desde que ele traga algum benefício. Ai vem o questionamento: O que um corpo de um cadáver traria um beneficio? Varias! Primeiro você vai ver o maleficio do cigarro em pulmões de pessoas fumantes, o fígado cirrótico em decorrência do alcoolismo, os problemas cardíacos por falta de atividades físicas no caso de sedentarismo, o câncer da mama. Por tudo isso, o visitante vai aprender como esta máquina incrível funciona. Então, ela é educativa e preventiva, trazendo um grande beneficio para todos.
E.V. – Esta exposição já passou por quantos países?
SUDERLAN – Esta exposição já passou aproximadamente por 22 países no mundo, é uma exposição voltada para o público, desde profissionais da área medica e de outras, até as pessoas mais simples e leigas que não conhecem o corpo humano, sendo a exposição uma oportunidade única e preparada para o público geral.
E.V. – Para finalizar, como é composto este acervo humano?
SUDERLAN – Este acervo é composto por nove corpos inteiros, e um animal inteiro. Mais 150 peças subdivididas em membros e diversos órgãos do corpo humano e animais.
A Exposição fica até 20/09, no Via Vale Garden fica à Avenida Dom Pedro I, n° 7181, no bairro São Gonçalo. A exposição está no 2° piso do shopping.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. campos obrigatórios estão marcados * *