PARQUE TEMÁTICO MUNDO A VAPOR – CANELA (RS)
Empresas do Vale abril 23, 2019 Nenhum comentário
PARQUE TEMÁTICO MUNDO A VAPOR – CANELA (RS)
Matéria realizada na edição nº 56 periodicidade fevereiro / março / 2014
Por: José Carlos Reis de Souza
Diretor, editor e jornalista da Revista Empresas do Vale – Negócios & Turismo
Durante nossa estada na cidade de Canela (RS), tivemos a oportunidade de conhecer o “Parque Temático Mundo a Vapor” e contamos com a colaboração do supervisor e monitor Gabriel Oliveira.
O turista ao chegar ao prédio onde funciona o Parque Temático “Mundo a Vapor” depara-se com um trem em tamanho real dependurado, que foi reconstituído de acordo com o impacto dramático causado pelo famoso acidente ferroviário ocorrido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva cruzou desgovernada em alta velocidade a estação de Montparnasse, atravessou uma parede e ficou suspensa a 12 metros de altura. É apenas o início das surpresas que aguardam o visitante do Parque Temático Mundo a Vapor, localizado na rodovia Canela-Gramado. Na parte interna do parque temático, um mundo fantástico com atrações que não existem em qualquer outro lugar do planeta, impressionará o visitante. São diversas réplicas e cenários em movimento constante, tudo funcionando a vapor: A Estação Monteparnase, é uma estação de comboios situada na zona de Monte Parnaso, o 14º arrondissement de Paris, na França, usada como terminal para as ligações Oeste e Sudoeste do país, bem como para as ligações de TGV para Tours, Bordéus, Rennes e Nantes. Dispõe também de uma estação metropolitano e de escadas rolantes de alta velocidade nos acessos.
HISTÓRIA
Em 1924 a Estrada de Ferro atinge Canela (RS) e, dentro das previsões do Coronel Corrêa o local começou paulatinamente a tornar-se uma cidade de veraneio recomendada por médicos de todo o Estado. Passar as férias em Canela era uma forma de status para os porto-alegrenses. A região possuía 35 serrarias e eram movidas através de grandes máquinas chamadas locomóveis que usavam o princípio da força motriz gerada através do vapor. Nessa época Ernesto Urbani dava toda a assistência e consertava as locomóveis das diversas serrarias, além de fazer manutenção em outros tipos de máquinas e ferramentas. Seus filhos Omar, Benito e Hermes criados dentro da oficina do pai e apaixonados pelas máquinas a vapor, passaram a criar artesanalmente réplicas imitando o processo industrial completo: a olaria; serraria; pedreira; siderúrgica; fábrica de papel, dentre outras. Eram máquinas com proporções exatas, detalhes perfeitos e apresentando todos os movimentos com funcionamento mecânico completo, tal como as máquinas do tamanho original. Esses equipamentos inéditos conseguem replicar o processo de industrialização do mundo moderno, mas utilizando a força que provocou uma das maiores mudanças da história da humanidade, através da Revolução Industrial – O VAPOR!
NASCENDO O PARQUE TEMÁTICO MUNDO A VAPOR!
Em 1950, Omar Urbani (filho mais velho do casal Urbani) com 16 anos de idade faz a primeira destas miniaturas com sobras de material fora do seu horário de trabalho, hoje proprietário do Mundo a Vapor. É assim que surge uma nova cultura, uma obra de arte que hoje é orgulho da região! O Mundo a Vapor foi uma idéia pioneira, com a temática das máquinas a vapor e suas aplicações desde a Revolução Industrial. Nasceu dentro de uma oficina mecânica familiar que ainda hoje é motivo de orgulho desta mesma família e de Canela.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. campos obrigatórios estão marcados * *